Votação de reforma do estatuto do Corinthians pode ser suspensa
Parque São Jorge, sede social do Corinthians (Reprodução)
O Conselho de Orientação do Corinthians (Cori) solicitou o cancelamento da votação da reforma do estatuto por considerar que há ilegalidades no anteprojeto. O tema está na pauta do Conselho Deliberativo na segunda-feira (17).
Em nota divulgada nesta terça (18), o Cori defende a interrupção do processo para permitir uma revisão completa do conteúdo e dos procedimentos adotados. A posição é de que o texto precisa de maior análise e comparação com a legislação atual e com o estatuto vigente antes de avançar para a deliberação.
SAF do Corinthians em debate
Ó anteprojeto apresentado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júniortem alguns pontos que geraram muitos debates no Parque São Jorge. Um dos artigos diz respeito à possibilidade de o clube virar SAF no futebol.
A proposta é que uma eventual Sociedade Anônima de Futebol tenha o controle nas mãos do Corinthians. A avaliação de muitos sócios e conselheiros é que isso inviabiliza o interesse de potenciais investidores.
Leia também: Auditoria no Corinthians aponta série de irregularidades e venda ilegal de material
Para o Cori, essa discussão deve ocorrer em reuniões específicas com os responsáveis pelas propostas. Por o tema ser muito amplo e difícil, o entendimento é que deveria haver mais tempo para discussões.
Resistência interna
A questão da rapidez entre a apresentação do projeto e a data da votação, num intervalo de pouco mais de duas semanas, também é motivo de reclamações. Como a reforma do estatuto trata de muitos temas, conselheiros desejam mais tempo para avaliar e fazer ajustes à proposta inicial.
Segundo o site ‘ge’, Romeu Tuma já recebeu inúmeros pedidos de alterações. Outro tema que incomoda é o futuro veto à contratação de parentes de conselheiros no clube. Essa é uma prática comum na sede do Parque São Jorge.
Leia também: Craque Neto solta o verbo para jogador do Corinthians: ‘Não fazer um gol sequer?’
O projeto de reforma do estatuto do Corinthians também prevê que sócios-torcedores possam votarde 20230.
Próximos passos
Além de aprovação no Conselho Deliberativo do Corinthians, a reforma estatutária precisaria passar por uma assembleia geral, inicialmente prevista para 20 de dezembro. A recomendação do Cori pode obrigar a diretoria a revisar o cronograma, caso o pedido seja acatado.
A nota oficial contra a votação
“O Cori inicialmente ressalta que é amplamente favorável à reforma estatutária, mas, em virtude de diversas ilegalidades identificadas, entende que a reunião designada para o próximo 24.11.2025, para apreciação do anteprojeto, deve ser cancelada, para que sejam procedidas análises cuidadosas dos procedimentos adotados e do conteúdo das alterações propostas em relação a legislação vigente, além do próprio estatuto em vigor.
No que concerne às propostas de transformação do clube associativo em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), entende o CORI que a matéria deve ser amplamente discutida em encontros apropriados com os idealizadores das propostas existentes.
Finalmente, o CORI salienta que sempre esteve aberto para discussões a respeito das matérias em questão, de maneira democrática, sempre com o intuito de contribuir para melhorias de nossa instituição“.

Seja bem-vindo ao Coringão News 77, o seu ponto de encontro para tudo sobre o Corinthians! Aqui, falamos com paixão e emoção sobre o clube que move milhões de corações: o Sport Club Corinthians Paulista.
