Brasileirão acerta venda de direitos de transmissão para o exterior

O troféu do Brasileirão (Kin Saito/CBF)
O Brasileirão voltará a ser exibido no exterior nesta temporada após uma parceria entre Liga Forte União (LFU) e a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), responsáveis pela maior parte dos clubes da elite nacional, que permitiu a venda dos direitos de transmissão ao exterior para a empresa 1190 Sports no período dos próximos três anos (2025 a 2027).
O Flamengo foi o único time que não aceitou entrar no acordo que inclui direitos multiplataforma para exibição das partidas fora do Brasil — por TV aberta, TV paga, pay-per-view (PPV) e streaming. Ou seja, os jogos do time carioca como mandante não poderão ser negociadas pela 1190 Sports no exterior – o clube pretende negociar seus jogos sozinho, pois acredita que pode receber mais dinheiro.
A 1190 já havia acertado a compra dos direitos do Brasileirão anteriormente, entre 2020 e 2023 e ampliado a exibição da competição a mais de 150 países, com transmissões das partidas das Séries A e B em 13 idiomas e mais de 2.400 horas de conteúdo ao vivo, mas o contrato terminou e não havia tido um novo acordo até agora.
“Estamos muito felizes por termos novamente uma propriedade tão importante como o Brasileirão em nosso portfólio”, afirmou Hernán Donnari, CEO e cofundador da 1190 Sports. “Este novo ciclo reforça nosso compromisso em potencializar o alcance global do nosso futebol. Estamos orgulhosos de que os clubes nos tenham escolhido novamente para continuar trabalhando juntos e construir valor internacional”, diz Donnari.
Mundial de Clubes aumenta visibilidade para o Brasileirão
As boas campanhas de Fluminense, Palmeiras, Flamengo e Botafogo na disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa neste ano aumentou o interesse de torcedores de outros país no futebol brasileiro e na Série A do Brasileirão principalmente. Além disso, alguns astrso internacionais como Neymar e Memphis Depay disputando o torneio também ajudam na divulgação.
“Esse acordo é um passo para levar o Brasileirão a mais países. Ainda há um longo caminho pela frente, mas cada acordo como esse nos aproxima do objetivo final: transformar o nosso campeonato em uma das ligas mais reconhecidas e valorizadas do mundo”, afirma Silvio Matos, diretor executivo de Libra.
“Levar o futebol brasileiro ao público global amplia o potencial do produto, fortalece clubes, jogadores, campeonatos e patrocinadores, além de contribuir para o crescimento econômico do esporte. A consequência de tudo isso é a maior atração de investimentos, patrocínios e oportunidades comerciais”, destacou Marcelo Paz, presidente da LFU e CEO do Fortaleza.
Jogos já estavam sendo exibidos no exterior desde maio
A 1190 Sports celebrou oficialmente nesta semana o acordo oficial com 19 dos 20 clubes da Série A do Brasileirão para a exibição dos jogos no exterior, mas a empresa já tinha conversas muito adiantadas há dois meses. Como sinal de confiança na empresa, os clubes já haviam liberado as transmissões da competição desde maio. Os valores pela negociação dos direitos internacionais não foram divulgados.

Seja bem-vindo ao Coringão News 77, o seu ponto de encontro para tudo sobre o Corinthians! Aqui, falamos com paixão e emoção sobre o clube que move milhões de corações: o Sport Club Corinthians Paulista.