Bahia vence Corinthians por 2 a 1 em jogo polêmico

Jogadores do Bahia comemoram gol contra o Corinthians. (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)
Na noite deste sábado (16), o Bahia venceu o Corinthians na Neo Química Arena por 2 a 1, pela 2ª rodada do Brasileirão. O Tricolor marcou com Michel Araújo e Willian José, enquanto o Timão foi às redes com Gui Negão, em lance que VAR levou 7 minutos para analisar.
Com o triunfo fora de casa, o Bahia vai a 33 pontos e se consolida no G4 do Brasileirão por mais uma rodada, em 4º lugar. Assim, o Botafogo, que é o 5º, não pode ultrapassar o Tricolor amanhã, mesmo que vença o Palmeiras. Enquanto isso, o Corinthians fica com 22 pontos, em 13º lugar, e já não vence há 5 rodadas no campeonato.
Bahia constrói vantagem em um 1º tempo conturbado
O Bahia começou o jogo com tudo. Logo no primeiro minuto de jogo, em um lance pelo meio, Michel Araújo limpou a marcação de três corintianos e chutou de longe. A bola foi potente, no cantinho, sem chances para Hugo Souza. Assim, o Tricolor fez 1 a 0 em Itaquera.
No entanto, o Bahia recuou, e o Corinthians tomou conta do jogo, criando as melhores chances ao longo do primeiro tempo. Assim, em um lance de disputa com a defesa, Kayke ganhou a bola e tocou para Rodrigo Garro empatar. Porém, o VAR interveio e pegou um toque na mão de Kayke, anulando o gol.
Mas, aos 31 minutos, não teve jeito. Após um escanteio mal afastado por Ronaldo, o Corinthians conseguiu recolocar a bola dentro da área. Assim, ela sobrou para Gui Negão, que marcou um belo gol de bicleta. O destaque ficou para a demora que o VAR teve para analisar esse lance, confirmando o gol após 7 minutos de deliberações.
Logo após a bola rolar, com o Corinthians ainda comemorando seu gol, o Bahia chegou ao empate. Michel Araújo lançou Kayky dentro da área e Matheuzinho deu um carrinho por trás. Assim, o VAR pegou pênalti, que foi cobrado com perfeição por Willian José, para fazer 2 a 1.
Torcidas de Corinthians e Bahia criticam arbitragem e o VAR
O VAR entrou em ação três vezes no primeiro tempo de Corinthians x Bahia. Primeiro, anulou o gol de Garro por toque na mão de Kayke, depois deu o gol de Gui Negão e por fim confirmou pênalti dos baianos. No entanto, a demora que eles levaram para analisar o gol do Timão gerou críticas nas redes sociais.
Assim, torcedores de Corinthians e Bahia reclamaram da situação. Um corintiano escreveu: “O VAR no Brasil é uma piada. O Corinthians virou um átomo aqui no país. A Portuguesa tem mais moral que a gente na CBF”.
Enquanto isso, outro corintiano reclamou do VAR, e disse que o sistema prejudica o futebol como um todo. “Sete minutos para dar um gol claro desses. O árbitro e o VAR caçaram algum motivo para anular um gol claro. Uma piada a arbitragem da CBF. E o Corinthians segue calado”, desabafou.
Ficha técnica – Corinthians 1 x 2 Bahia (Brasileirão 2025)
Dados: 16 de agosto de 2025 (sábado).
Horário: 21h (Horário de Brasília).
Local: Neo Química Arena (São Paulo – SP).
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG).
Cartões amarelos: Breno Bidon, André Ramalho (Corinthians), David Duarte, Luciano Juba e Santiago Arias (Bahia).
Gol: Gui Negão (Corinthians), Michel Araújo e Willian José (Bahia).
Escalação do Corinthians: Hugo Souza; André Ramalho (Dieguinho), Gustavo Henrique e Raniele; Matheuzinho, José Martínez, Breno Bidon (Talles Magno) e Matheus Bidú (Ryan Gustavo); Rodrigo Garro; Kayke (Bahia) e Gui Negão (Vitinho). Técnico: Dorival Júnior.
Escalação do Bahia: Ronaldo; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo) e Jean Lucas; Ademir (Tiago), Michel Araújo e Kayky (Lucho Rodríguez); Willian José (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.

Seja bem-vindo ao Coringão News 77, o seu ponto de encontro para tudo sobre o Corinthians! Aqui, falamos com paixão e emoção sobre o clube que move milhões de corações: o Sport Club Corinthians Paulista.