Flamengo, Corinthians e Santos são destaques do Brasil em ranking mundial

Memphis Depay, Neymar e Pedro, jogadores de Corinthians, Santos e Flamengo (Rodrigo Coca / Agência Corinthians / Raul Barletta / Santos / Gilvan de Souza / CRF)

O Observatório do Futebol (CIES) publicou nesta semana um ranking com os 100 times com mais seguidores nas redes sociais em todo o mundo. E um fato interessante foi ver a presença de FlamengoCorinthians e Santos dentro do Top-40 mundial.

O Mengão apareceu na 15ª posição, sendo o primeiro entre os clubes de fora da Europa. Em seguida, na 21ª posição aparece o Timão enquanto o Peixe foi o 31ª colocado.

Ranking de clubes com mais seguidores nas redes sociais
Ranking de clubes com mais seguidores nas redes sociais (Reprodução CIES)
Image-18-590x291.Webp
2ª parte do ranking de clubes com mais seguidores nas redes sociais (Reprodução CIES)

Relevância de Flamengo, Corinthians e Santos no ranking

O posicionamento dos três times do Brasil citados é algo a ser citado de forma positiva. O Mengão não só superar outras equipes europeias, como clubes que contam com craques renomados, como o Al-Nassr de Cristiano Ronaldo e Inter Miami de Lionel Messi.

O Timão se destaca, sendo a 2ª melhor equipe do continente americano, superando times mexicanos. que costumam ter torcedores engajados.

Por fim, o Peixe ficou atrás do Boca Juniors e River Plate, mas ficou à frente de Palmeiras, São Paulo, Napoli, entre outros.

Engajamento da torcida brasileira nas redes sociais

Recente estudo da empresa Sports Value mostra que o Instagram é a rede com maior interações dos torcedores que acompanham os times do Brasil, com quase 4 bilhões de interações. TikTok e YouTube aparecem bem atrás, com 556 e 531 milhões.

Já X e Facebook representam apenas 3% do total de 5,4 bilhões de interações dos principais times nacionais em 2024.

Image-19-590x331.webp

Transformar torcedores digitais em receitas

Apesar do sucesso nas redes sociais, os times do Brasil seguem com poucas ações voltadas a traduzir o engajamento virtual das suas torcidas em novas fontes de receita.

O Corinthians é um dos poucos a ter um conteúdo pago no YouTube, mas como mapeado acima, a rede com maior potencial financeiro para os clubes é o Instagram. Dessa forma, parcerias com empresas poderiam gerar um fonte adicional para as equipes brasileiras.

Fonte

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.