Joias do futebol brasileiro entram em lista dos mais valiosos

Gols de Rayan Comemora. Foto de Alamy.

O futebol brasileiro voltou a marcar presença entre as principais promessas do planeta. O Observatório de Futebol CIES divulgou nesta semana o ranking dos jovens mais valiosos do mundo, e quatro atletas que atuam no Brasil aparecem na lista. Além disso, nomes de Botafogo, Corinthians, Internacional e Vasco são avaliados em cerca de 461 milhões de reais.

Álvaro Montoro lidera entre os que atuam no Brasil

O jovem mais valioso que atua no futebol brasileiro é Álvaro Montoro, meia de 18 anos do Botafogo. Contratado anteriormente por nove milhões de dólares, o argentino tem valor de mercado estimado em 26,5 milhões de euros, o equivalente a 162,9 milhões de reais. Desde que chegou ao Glorioso, Montoro se tornou peça central no meio-campo e atraiu o interesse de clubes europeus.

Rayan do Vasco segue valorizado

Logo atrás aparece Rayan, atacante de 19 anos revelado pelo Vasco. A joia cruz-maltina tem valor estimado em 25,3 milhões de euros, cerca de 155 milhões de reais. O jogador é observado por clubes da Inglaterra e da Itália, e o Vasco já oferece uma renovação contratual com multa maior para dificultar a saída. Além disso, a diretoria carioca avalia o atleta em pelo menos 30 milhões de euros.

Cria do Inter e promessa do Corinthians completam a lista

O Internacional também aparece com Ricardo Mathias, centroavante de 19 anos formado na base colorada. O jogador é avaliado em 11,6 milhões de euros, cerca de 71 milhões de reais, e vem sendo preparado para ganhar espaço no elenco principal em 2026.

O Corinthians fecha o grupo de brasileiros com Gui Negão, atacante de 18 anos formado no Terrão. Assim como Ricardo Mathias, ele tem valor de 11,6 milhões de euros e vem chamando atenção pelas atuações nas categorias de base e nos jogos do Campeonato Paulista Sub-20.

Ex-promessas do Brasil também aparecem no ranking

Além dos jovens que ainda atuam no país, outros brasileiros negociados recentemente figuram entre os mais valiosos. Estêvão, do Chelsea, aparece em segundo lugar geral, avaliado em 118,1 milhões de euros. O meia-atacante foi vendido pelo Palmeiras em 2024 por 61,5 milhões de euros e já valorizou mais de 50 milhões desde a transferência.

Endrick, também revelado pelo Palmeiras e agora no Real Madrid, é o nono colocado, avaliado em 73,2 milhões de euros. Pedrinho (Zenit, ex-Corinthians), Kauã Elias (Shakhtar Donetsk, ex-Fluminense), Vitor Reis (Manchester City, ex-Palmeiras) e William Gomes (Porto, ex-São Paulo) também estão entre os cem nomes listados pelo CIES.

Jovens mais valiosos do mundo segundo o CIES

  1. Lâmina Yamal (Barcelona) – 349,6 milhões de euros
  2. Estêvão (Chelsea) – 118,1 milhões de euros
  3. Pau Cubarsí (Barcelona) – 112,7 milhões de euros
  4. Franco Mastantuono (Real Madrid) – 102,4 milhões de euros
  5. Warren Zaire-Emery (PSG) – 92,3 milhões de euros
  6. Ethan Nwaneri (Arsenal) – 88,1 milhões de euros
  7. Myles Lewis-Skelly (Arsenal) – 84,8 milhões de euros
  8. Geovany Quenda (Sporting) – 80,2 milhões de euros
  9. Endrick (Real Madrid) – 73,2 milhões de euros
  10. Lucas Bergvall (Tottenham) – 68 milhões de euros

Fonte

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.